A IGREJA E AS OUTRAS RELIGIÕES

A IGREJA E AS OUTRAS RELIGIÕES

ZECUME

:: O vínculo da Igreja com


as  outras religiões ::


D o m J o s é F r e i r e F a l c ã o


Há uma vinculação muito profunda da Igreja com o Povo Hebreu. Pois, Deus falou em primeiro lugar com este Povo. São Paulo diz que, ao Povo Hebreu pertence a adoção filial, a glória, as alianças, a legislação, o culto, as promessas e os patriarcas, dos quais descende Cristo, segundo a carne (cf. Rm 9, 4-5). Os muçulmanos, assim como os hebreus, reconhecem o Criador.

Adoram, como nós cristãos, o Deus único, misericordioso, juiz dos homens no último dia. O judaísmo, o islamismo e o cristianismo são três, das grandes religiões monoteístas, que encontram sua origem na fé no Deus único e verdadeiro de Abraão.

O vínculo da Igreja com as outras religiões não-cristãs se deve ao fato da origem e, do fim comum do gênero humano. Como ensina o Catecismo da Igreja Católica: "A Igreja reconhece nas outras religiões a busca, ainda nas sombras e sob imagens do Deus desconhecido, mas próximo, pois é Ele quem dá a todos vida, respiração e tudo mais, e porque quer que todos os homens sejam salvos" (843).

A Igreja considera que tudo o que há de bom e verdadeiro nas religiões é "uma preparação evangélica, dada por Aquele que ilumina todo homem para que, finalmente, tenha a vida" (Lumem Gentium, 16), segundo as palavras do Concílio.

Contudo, em seu comportamento religioso os homens são limitados e sujeitos a erros. Enganam-se e trocam a verdade de Deus pela mentira. Por isso, o Pai celeste convocou toda a humanidade na Igreja de seu Filho para reunir os filhos dispersos e desgarrados.

"A Igreja é o lugar em que a humanidade deve reencontrar sua unidade e sua salvação" (845), afirma o Catecismo. É o navio que navega neste mundo ao sopro do Espírito Santo.