A OBEDIÊNCIA DE MARIA

Criar um Site Grátis Fantástico
A OBEDIÊNCIA DE MARIA

ZSIM

:: A obediência de Maria ::

D o m J o s é F r e i r e F a l c ã o

Por ter sido escolhida, desde a eternidade, para ser a mãe do Filho de Deus, Maria foi enriquecida de dons dignos de tamanha função. Assim, foi concebida sem qualquer pecado, mesmo o pecado original, com o qual todos nós nascemos. No momento da Anunciação, o anjo Gabriel a saúda dizendo que é ela "cheia de graça" (Lc 1,28).

Foi Maria cumulada de todas as graças divinas. Uma dessas graças é o ter sido concebida sem qualquer pecado. O dogma da Imaculada Conceição de Maria foi proclamado pelo papa Pio IX em 1854.

Diz o papa no documento de proclamação desta afirmação da nossa fé: "A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por simples graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha do pecado original".

Ensina também o II Concílio do Vaticano: Esta "santidade resplandecente, absolutamente única", da qual Maria é "enriquecida desde o primeiro instante de sua conceição" lhe vem inteiramente de Cristo (LG, 56). "Em vista dos méritos de seu Filho, foi redimida de um modo sublime" (LG, 53). Maria não foi somente concebida sem o pecado original, mas "permaneceu pura de todo pecado pessoal ao longo de toda a sua vida" (Catecismo da Igreja Católica).

No dia 8 de dezembro, celebramos esse privilégio singular de Maria, sua Imaculada Conceição. Maria foi a serva obediente do Senhor. Ao anúncio do Anjo, mesmo sem compreender bem o que iria realizar-se nela e por ela, ela responde: "Faça-se em segundo a tua palavra. É a "obediência da fé".

A certeza de que "nada é impossível a Deus". Ao dar seu consentimento à Palavra de Deus, Maria se tornou a Mãe de Jesus. E "entregou-se totalmente à pessoa e à obra de seu Filho, para servir, na dependência dele e com Ele, pela graça de Deus, ao Mistério da Redenção" (LG, 56). Diz, por isso, Santo Irineu que "obedecendo, Maria se fez causa de salvação tanto para si como para todo o gênero humano".

Maria, a Imaculada Conceição, é para nós modelo supremo de santidade. É um convite para que sejamos santos. É exemplo de obediência a Deus, de entrega total e confiante em suas mãos.

Rezemos: "Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco".