A VIRGEM MARIA

Criar uma Loja Virtual Grátis
A VIRGEM MARIA

ZKLJUI

          :: A virgem Maria ::

                    D o m J o s é F r e i r e F a l c ã o

Entre os membros da Igreja, a Virgem Maria ocupa um lugar único por estar intimamente unida ao seu Filho, Jesus Cristo. A união de Maria ao seu Filho na obra da salvação começou desde a concepção virginal de Cristo e se estendeu até sua morte na cruz.

Na cruz, especialmente, como ensina o II Concílio do Vaticano, Maria "com ânimo materno se associou a seu sacrifício, consentindo com amor na imolação da vítima por ela gerada. Finalmente, pelo próprio Jesus moribundo na cruz, foi dada como mãe ao discípulo com estas palavras: "Mulher, eis aí teu Filho" (Jo 18,26-27) (LG,58)".

Depois da Ascensão de Jesus ao céu, Maria "assistiu com suas orações a Igreja nascente" (LG, 69). E no Cenáculo, pediu o dom do Espírito Santo (LG,59). "Enfim, ensina ainda o Concílio, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória celeste... e exaltada pelo Senhor como Rainha do Universo" (LG, 59).

"A Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros Cristãos" (966), como diz o Catecismo da Igreja Católica. Maria, "membro supereminente e absolutamente único da Igreja" (LG, 53), é modelo da fé e da caridade para a Igreja.

É o tipo da Igreja. A realização exemplar da Igreja. Mais ainda, é nossa mãe na ordem da graça. E esta maternidade de Maria no plano da graça perdura ininterruptamente, desde a anunciação até a consumação de todos os eleitos. No céu, com seu corpo e alma, Maria continua este múnus, esta função salvífica.

Ela está continuamente pedindo para nós os dons da salvação eterna. No céu, Maria é nossa advogada, auxiliadora, protetora e medianeira. Há um só mediador entre nós e Deus, Jesus Cristo.

É Ele a fonte única. Mas, por sua intima união com Ele, Maria de uma maneira única coopera nessa mediação.