ATLETAS DE JESUS

Criar um Site Grátis Fantástico
ATLETAS DE JESUS

AT CAT

SEJA UM ATLETA DE JESUS

 

–Que diferença faz olhar o esporte com os olhos da fé? 

 

A fé é uma maneira de olhar o mundo, não apenas uma série de práticas, mas uma posição concreta.

O esportista crente há de olhar o outro não como um inimigo. É uma maneira diferente do que se difunde no esporte profissional, onde há muito dinheiro e quem perde não ganha.

Para nós, Deus é o grande árbitro e os valores cristãos são guias. Isso influencia, marca uma diferença como em qualquer atividade, entre quem vê do ponto de vista da fé ou quem o faz de outra perspectiva.

 

–Como o esporte pode aumentar ou fortalecer a fé de quem o pratica? 

 

Pelos hábitos e valores em que está presente. É importante o testemunho dos educadores. De uns bons educadores, entre o que se faz e o que se vive. O esporte converte-se assim em uma pequena escola na sociedade.

Quando o esportista chegar a ser profissional, já terá que competir não no campo do esporte, mas com os advogados, médicos, químicos ou físicos. E poderá aplicar assim os valores que aprendeu quando jovem durante suas práticas esportivas.

 

O esporte é um excelente lugar para que o jovem se aproxime do convívio com os outros. O fato de entrarem em contato com outros os leva a uma aproximação a Deus. 

São Paulo fez muita referência ao esporte, especialmente na primeira carta aos coríntios, em analogias com a vida cristã.

É importante tê-lo em conta ainda mais agora que acabamos de encerrar o Ano Paulino. Foi um homem com uma visão que valorizava o esporte como lugar e espaço de esforço pessoal.

 

–Que tipo de ameaça o esporte vive hoje?

As ameaças que o mundo de hoje vive. A competitividade que tem Deus no dinheiro. Uma competitividade muito dura, que faz que o homem use de meios como o dopping, porque o que importa já não é o esforço, mas só ganhar.Assim, os valores essenciais se desfazem.

 

Como dissemos, o esporte é uma parcela da educação. O fato de a Santa Sé estar detrás dos que trabalham com a educação católica significa que há apoio.

Assim nos damos conta do potencial não só evangelizador, mas de toda pedagogia inicial que leva a criança a compreender o Evangelho.