Criar um Site Grátis Fantástico


ZFE

 

A fé é uma adesão pessoal do homem inteiro de Deus que se revela. Ela inclui uma adesão da inteligência e da vontade à Revelação que Deus fez de si mesmo por suas ações e palavras. A fé é um dom sobrenatural de Deus. Para crer o homem tem necessidade dos auxílios interiores do Espírito Santo. O homem é um ser incompleto.

As necessidades humanas são ilimitadas.Ter fé é estar convicto de que só Deus é capaz de nos completar. É buscar em Deus a parte que nos falta. Ter fé é segurar-se em Deus, como o filho segura na mão do pai. Ter fé é crer que “ Deus é o caminho, a Verdade e a Vida”(Jo 14,6). Sentir-se necessitado, incompleto, carente, acessível, aberto é condição indispensável para ter fé. Diz Jesus que quem não se faz simples, receptivo e dócil como as crianças, não entra no reino de Deus.

A fé é um dom de Deus. Mas é como uma semente que só germina, cresce e dá frutos quando encontra terra boa. O primeiro mandamento manda-nos alimentar e guardar com prudência e vigilância a nossa fé e rejeitar tudo o que se lhe opõe. Há diversas maneiras de pecar contra a fé: a dúvida voluntária (recusa ter como verdadeiro o que Deus revelou e que a Igreja propõe crer) e a dúvida involuntária (hesitar em crer, a dificuldade de superar as objeções ligadas a fé).

Ao revelar-se Deus permanece Mistério Inefável: “Se o compreendesses, ele não seria Deus” (S. Agostinho). Fé e Compromisso Quem tem fé a manifesta em atos. Fé sem obras é morta. (Tg 2,17). Quem tem fé ama. Ama a Deus, a si mesmo e ao próximo. “A fé... é um sentimento de confiança e de abandono, pelo qual o homem desiste de contar com seus próprios pensamentos e forças, para entregar-se à palavra e ao poder daqueles em quem crê.” (a Bíblia de Jerusalém, p 1292). A Fé Bíblica A palavra de Deus não pode ser entendida sem fé. Em tudo está presente a fé.

A fé em Deus, tal como aparece na Bíblia, consiste em reconhecer Deus presente na história dos homens, amando e salvando (Ex 3,7). A fé está acima da razão. Entretanto, jamais poderá haver verdadeira desarmonia entre fé e ciência, porquanto o mesmo Deus que revela os mistérios e infunde a fé dotou o espírito humano da luz da razão; e Deus não poderia negar-se a si mesmo, nem a verdade jamais contradizer a verdade. (Concílio Vaticano I). Portanto, se a pesquisa metódica, em todas as ciências, proceder de maneira verdadeiramente científica, segundo as leis morais, na realidade nunca será oposta a fé: tanto as realidades profanas quanto as da fé originam-se do mesmo Deus. Para que o ato de fé seja humano, o homem deve responder a Deus, crendo por livre vontade.

Ninguém deve ser forçado contra sua vontade a abraçar a fé. Pois o ato de fé é por sua natureza voluntário. Deus de fato chama os homens para servi-lo em espírito e verdade. A fé é necessária a salvação. O próprio Senhor afirma: Esta fé-reconhecimento logo se expressará como fé-fidelidade na resposta positiva do homem a este Deus que cria o homem, lhe dá o mundo e está presente na história dos homens. Para a Bíblia, fé é a atitude do homem frente a Deus.

Essa atitude implica consentimento da inteligência, confiança cordial, obediência, amor, esperança, compromisso com os princípios ou realidades que não podem ser vistos claramente ou provados rigorosamente. Nossa fé cristã de hoje começa com o reconhecimento e aceitação deste Deus que “habitou entre nós” (Jo 1,14) e que é Jesus de Nazaré. A fé é um dom gratuito que Deus concede ao homem. Podemos perder este dom inestimável; s. Paulo alerta Timóteo sobre isso: “Combate... o bom combate, com a fé e boa consciência; pois alguns, rejeitando a boa consciência, vieram a naufragar na fé (1Tm 1,18-19).

A fé nos faz degustar como por antecipação a alegria e a luz da visão beatífica, meta de nossa caminhada na terra. Veremos então a Deus ”face a face” (1Cor 13,12), “tal como Ele é” (1Jo 3,2). A fé já é, portanto, o começo da vida eterna.

 

PARA REFLETIR:

 

1 - QUAL É A CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL PARA TER FÉ?

 

2 - O QUE ALIMENTA A NOSSA FÉ?