SÍMBOLOS CRISTÃOS

Criar um Site Grátis Fantástico
SÍMBOLOS CRISTÃOS

ZVAT

Peixe:

o peixe - sempre atento com seus olhos fixos - foi um dos mais importantes símbolos de Cristo para os cristãos primitivos. Em grego, a frase "Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador", é "Iesous Christos Theou Yios Soter". As primeiras letras de cada uma destas palavras gregas, quando juntos, escrever "ictus", a palavra grega para "peixe" (ICQUS ). Este símbolo pode ser visto no Sacramentos Capela das Catacumbas de São Calisto. Por causa da história do milagre dos pães e dos peixes, o peixe simboliza, também, a Eucaristia .

A mais antiga referência literária para o peixe como símbolo cristão foi feito por Clemente de Alexandria, que aconselhou os cristãos a usar uma pomba ou o peixe como a sua vedação. Tertuliano escreveu (em "De Baptismo") "Mas nós, que somos pequenos peixes, como Jesus Cristo é o nosso grande peixe, começamos nossa vida na água, e apenas enquanto permanecemos na água estamos sãos e salvos."

Também é usado como um símbolo cristão era o golfinho, na maioria das vezes como um símbolo dos cristãos-se, em vez de Cristo, embora o golfinho também foi usada como uma representação de Cristo - na maioria das vezes em combinação com a âncora símbolo ("Cristo na Cruz ").

Cordeiro:

símbolo de Cristo como o Cordeiro pascal e também um símbolo para os cristãos (como Cristo é o nosso pastor e disse a Pedro para apascentar Suas ovelhas). O cordeiro é também um símbolo para St. Agnes (Festa dia 21 de janeiro), virgem mártir da Igreja primitiva. Pomba: símbolo do Espírito Santo e usadas principalmente em representações de nosso Senhor Batismo e do Pentecostes.

Também simboliza a libertação da alma na morte, e é usado para lembrar Noé pomba, um arauto da esperança.

Pavão:

Como um símbolo da imortalidade (mesmo que Santo Agostinho acreditava peackock da carne ter "qualidades anti-sépticas" e que não corruptos), o pavão se tornou um símbolo de Cristo e da Ressurreição. A sua imagem embelezada de tudo, desde as catacumbas de objetos do cotidiano, como lâmpadas, especialmente no início e bizantino igrejas românicas. (O pavão, por razões óbvias, também foi usada como um símbolo de orgulho, também)

Pelicano:

O Pelicano é um símbolo da expiação e do Redentor e é frequentemente encontrada nas pinturas de Christian, afrescos, pinturas e vitrais. O pelicano se acreditava própria ferida para alimentar seus filhotes com seu próprio sangue. No hino "Te Adoro", São Tomás de Aquino aborda o Salvador, com "Pelican of Mercy, purifica-me no Teu Sangue Precioso."

A alusão é ainda feita a essa crença em "Hamlet" (iv ato): "Para seu grande amigo, assim, larga vou ope meus braços E, como o tipo pelicano, tornando a vida, Repast-los com o meu sangue."

Phoenix:

A Phoenix é uma criatura mítica disse para construir um ninho quando velho, e atearam fogo. Seria então ressurgir das cinzas com a vitória. Devido a esses mitos (acreditavam os egípcios, gregos e orientais), a ave passou a simbolizar Cristo.

Navio:

Como aqueles de fora da Arca de Noé foram destruídos, o navio se tornou um símbolo perfeito do início da Igreja com suas associações com a "barca de Pedro, o Pescador". Na mesma linha, a parte principal da igreja do interior, o lugar onde o povo adora, é chamado de "nave", do latim "navis" - navio.

A Arca é também um símbolo do Templo através de sua forma e finalidade, ambas com três níveis, etc E como um símbolo do Templo e Igreja, é um símbolo de Maria, selada com betume e fechada pelo próprio Deus. Rainbow: sinal da aliança com Noe. Seus sete cores (de cima para baixo: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta) relembrar o 7 Sacramentos (7 é o sinal da Aliança e de conclusão).

Na visão de São João do Paraíso, um arco-íris faz uma aparição - em cima da cabeça do anjo que João dá um livro para comer (cap. 10) e circulando o trono de Deus: Apocalipse 4:2-3 2 E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e sobre o trono sentado. E mesmo que se sentava, era vista como o jaspe, ea pedra de sardinha, e houve uma rodada do arco-íris sobre o trono, e parecia semelhante à esmeralda.

O Bom Pastor:

Algumas das primeiras representações de Cristo mostrá-Lo como o Bom Pastor. Este tipo de representação é encontrado nas catacumbas. Clique para ver a foto do O Bom Pastor das Catacumbas Priscilla, e aqui para ver a estátua do Bom Pastor, datado de ca. AD 225 (abrem em novas janelas do navegador).

Palm:vitória e martírio.

As palmas são feitas especialmente o uso de no Domingo de Ramos. As cinzas das palmas usadas no Domingo de Ramos são posteriormente queimados e utilizados no ano seguinte quarta feira de cinzas para simbolizar a morte e penitência. Vieiras: o escudo do mar, especialmente vieira do escudo, é o símbolo do Baptismo, e é encontrado com freqüência em pias batismais.

O prato utilizado pelos sacerdotes para derramar água sobre as cabeças dos catecúmenos no Baptismo é, muitas vezes em forma de concha. O vieira, também, é um símbolo para o Apóstolo Tiago Maior.

Butterfly:

A linda borboleta, com o poder de voar, emergindo do casulo, aparentemente sem vida: o que poderia ser um perfeito símbolo mais da Ressurreição?

Unicorn: um unicórnio

- mencionada na Bíblia, a propósito: veja Salmo 21:22, 28:6 (Salmos 22 e 29 na Bíblia King James), 92:11 e 34:7 Isaias - é um símbolo da castidade e do próprio Cristo.

A lenda medieval dizia que o unicórnio, um animal feroz e resoluto, não poderia ser facilmente caçados, mas, se a virgem se a sentar-se na floresta, o unicórnio iria encontrá-la e colocar sua cabeça em seu colo.

O caçador poderia então passar por aqui e ter seu chifre, que era visto como tendo profundas qualidades médicas (por ex., Dizia-se a eliminar os efeitos nocivos de um líquido envenenado). O retratando de uma virgem e unicórnio juntos, então, era comum durante a Idade da Fé - o antigo, representando Nossa Senhora, e este último representando Cristo, que trouxe o "chifre da salvação".

Arminho:

o arminho se acreditava ter morrido em vez de obter o seu avental branco sujo e puro, por isso, ela veio para simbolizar a inocência, a pureza moral e cristão o desejo de morrer do que cometer um pecado mortal. Sua pele era usada para adornar as roupas de clérigos e de royalties.

Elefante:

masculino e feminino, o elefante, juntos, representam Adão e Eva Rola: por causa de sua reputação de levar apenas um companheiro a quem são fiéis para a vida, rolas são um símbolo da fidelidade cristã. Eles também são conhecidos pelo seu amor de reclusão, fato mencionado por Santo Agostinho (Cidade de Deus, Livro 16, capítulo 24).

Rose:

Santa Fé, Nossa Senhora, o martírio, o sigilo de penitência . Cinco rosas agrupadas simbolizam os cinco ferimentos de Cristo.

Scarab:

um antigo símbolo de regeneração (o escaravelho era um símbolo especialmente prevalente no Egito), o escaravelho foi adotado pelos cristãos, também, como um símbolo para o mesmo e para a Ressurreição, em particular, e para o próprio Cristo. 02:11 Habacuc foi muitas vezes traduzido como "Porque a pedra clamará da parede, e para fora do besouro da madeira lhe responderá." 21:07 's mencionar Salmo de "verme" ("Mas eu sou um verme, e não homem: o opróbrio dos homens e desprezado do povo") foi freqüentemente traduzido como "escaravelho", e Santo Ambrósio, bispo de Milão (AD 340-397) se refere a Cristo como "O Escaravelho Bom" inúmeras vezes, com outros Padres da Igreja, como o SS. Cirilo de Alexandria, Agostinho, etc) seguirem o exemplo.

Coruja:

a coruja tem um duplo sentido: 1) os judeus pérfidos que, preferindo as trevas à luz, rejeitam a Jesus, e 2) (a partir do Bestiário de Aberdeen), "Em um sentido místico, a coruja-noite significa o Cristo. Cristo ama escuridão da noite, porque ele não quer que os pecadores - que são representados pela escuridão - para morrer, mas para ser convertido e ... A noite vive-coruja ao vivo em rachaduras nas paredes, como Cristo quis nascer um do povo judeu, dizendo: 'Eu não sou enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel' e.

Mas Cristo é esmagado nas rachaduras das paredes, porque ele é morto pelo odeia judeus. evita a luz de Cristo no sentido de que ele detesta vanglória ... A noite coruja-moscas durante a noite em busca de alimento, como Cristo converte os pecadores para o corpo da Igreja pela pregação.

Em um sentido moral, por outro lado, a noite coruja significa nós não apenas qualquer homem justo, mas uma vez que vive entre os homens ainda se esconde de seu ponto de vista, tanto quanto possível. Ele foge da luz, no sentido de que ele não olha para a glória de louvor humano. "

Galo:

o galo é o prenúncio do alvorecer, e "Oriens" - "Amanhecer" - é um dos títulos de Cristo (usado especialmente no Antífonas Ó durante o Advento). É, então, um símbolo geral de Hope. Além disso, é antiga crença de que galo corvo as quebras de encantamentos e magias malignas. Prudêncio (m. 861), bispo de Troyes, escreveu: "Dizem que os demônios errantes-noite, que se alegram em tons dunnest, no cantar do galo e tremer de dispersão em amedrontar ferida."

O Bestiário de Aberdeen (c. 1200) fala do galo assim:

O canto do galo à noite é um som agradável, e não apenas agradável, mas útil, como um bom parceiro, o galo acorda quando estão dormindo, incentiva-se você está preocupado, conforta-lo se você estiver na estrada, marcando com seu apelo melódico o andamento da noite.

Com o canto do galo, o ladrão chama-lhe a emboscada, a estrela da manhã em si é despertado, se levanta e ilumina o céu, o marinheiro ansioso põe de lado seus cuidados, e muitas vezes tempestade e tormenta cada batida por ventos moderados noite. Na madrugada do devoto de origem mente ansiosa para orar, capaz de ler novamente o cargo.

Quando o galo cantou assiduamente pela última vez, o próprio Pedro, a rocha da Igreja, lavou a sua culpa, que ele tinha sofrido negando a Cristo antes de galo. Com o canto do galo, como acontece com as palavras de Jesus, a esperança retorna a todos, os problemas dos doentes são atenuadas, a dor das feridas é menor, o calor da fúria febre é moderada, a fé é restaurada para aqueles que têm caído .

Jesus cuida de quem vacilar, ele corrige aqueles que se afastam, em suma, ele olhou para Pedro e imediatamente o seu pecado foi embora, a sua negação foi posto para fora da mente, sua confissão seguido.

 

O Hino de Laudes de Inverno de domingo incluem o hino de Santo Ambrósio (m. 397):

Luz do nosso caminho sombrio aqui, Com os dias dividindo a noite de noite! Loud corvos amanhecer estridente o prenúncio, E desperta até os raios de sol brilhante.

Imediatamente a isso, o frio escuridão Retiros antes que a estrela da manhã; E dos seus regimes de ocupados do mal As tripulações vagabundo de retorno noite. Fresh esperança, com isso, os gritos de marinheiro; As ondas de tempestade acalmar seus conflitos; A Igreja do Rock, nesta, em lágrimas, Apressa-se a lavar as suas culpas. Levantai-vos, então, com um acordo! Não mais envoltos em um sono mentira;

O galo repreende todos que seu Senhor Por negligência preguiça, pelo pecado negar. Na sua alegria chorar claro molas novo; cursos de Saúde, através do homem doente veias da; O perigo desliza em sua bainha; A alma caíram readquire a sua fé.

Trevo:

um trevo estilizado, como St. Patrick utilizado na evangelização da Irlanda, o trevo é um símbolo da Santíssima Trindade.

Quadrifólio:

onipresente na arquitetura gótica, a quadrifólio simboliza os quatro evangelistas, como fazer o homem alado (Mateus), Leão (Marcos), Boi (Lucas) e Águia (João) - os quatro animais de Ezeckiel e do Apocalipse. 3

Nails:

3 unhas simboliza a crucificação. Eles são em número de três por dois pregos foram usados ​​para proteger as mãos de Cristo, e um terceiro foi usado para proteger Seus Pés. A 3 pregos são muitas vezes combinados com outros símbolos, como eles estão no selo jesuíta -

o IHS

cartas com os três pregos embaixo, todos encimado por uma cruz. Âncora: encontrados no cemitério do primeiro século de St. Domitilla, o terceiro eo segundo século epitáfios das catacumbas e, especialmente, na parte mais antiga dos cemitérios de Santos. Priscilla (cerca de 70 exemplos neste cemitério sozinho), Domitila, Calisto e os majus Coemetarium. Veja Hebreus 6:19.

Ovo:

o ovo é um símbolo maravilhoso de nascimento e renascimento, um objeto inanimado, aparentemente, fora da qual provém a vida. Devido a isso, é um símbolo da ressurreição de Cristo e é visto com mais freqüência na Páscoa. Em 2006, uma necrópole com o Vaticano revelou uma criança que tinha sido enterrado segurando um ovo para simbolizar pais a sua esperança na sua ressurreição, por causa da ressurreição de Cristo.

Diz a lenda que Santa Maria Madalena foi a Roma e se encontrou com o imperador Tibério para lhe dizer sobre a ressurreição de Jesus. Ela estendeu-lhe um ovo como um símbolo deste, e ele zombou, dizendo que um homem pode não subir mais dos mortos do que o ovo que ela segurava poderia transformar escarlate.

O ovo ficou vermelho profundo em suas mãos, e esta é a origem dos ovos de Páscoa, ea razão pela qual Maria Madalena é freqüentemente retratado segurando um ovo vermelho. Outro nível de simbolismo é que o ovo representa a criação, os elementos, e do próprio mundo, com o escudo que representa o firmamento, a abóbada do céu onde as estrelas impetuosa mentira, a fina membrana que simboliza o ar, o branco que simboliza as águas; ea gema representa terra.

Chaves:

As chaves são o símbolo da autoridade do papado e da Igreja, o poder de "ligar e desligar" (Mateus 16:19 e Isaías 22).

"Chi-Rho" ou "sigla": as letras "X" e "P", representando as primeiras letras do título "Christos", acabaram por ser colocados juntos para formar esse símbolo de Cristo ("Chi" é pronunciado "Kie" ). É esta forma de cruz que Constantino viu em sua visão, juntamente com as palavras gregas, touto nika, que são prestados em latim, como "In hoc signo vinces", que significa "neste tu sinal conquistar.

Alfa-Omega:

Alfa, a primeira letra do alfabeto grego, e Omega, última letra do alfabeto grego, tornou-se um símbolo de Cristo devido a ele ser chamado de "o Primeiro eo Último." As raízes de simbolizar esses atributos de Deus voltar mais, todo o caminho para o Velho Testamento, onde, em Êxodo 34:6, Deus diz-se "cheio de bondade e verdade."

A grafia hebraica da palavra "verdade" é constituída pelas três letras "Aleph", "Mem" e "Thaw" - e porque "Aleph" e "descongelar" as primeiras letras ea última do alfabeto hebraico, os antigos viu relevância mística de Deus a ser referido como "Verdade". De qualquer modo, o Alfa eo Ômega grego como um símbolo de Cristo, foi encontrado nas catacumbas, anéis cristão, Constantino, moedas post, e os afrescos e mosaicos das antigas igrejas.

IHS:

data do c. 8, esta é uma abreviação para "IHESUS," o caminho do nome de Cristo foi escrito na Idade Média (apesar da crença popular, o monograma está, nem para "Iesus Hominum Salvator" - "Jesus Salvador dos Homens - nem para "Em Seu serviço.") Popularizada por São Bernardino de Siena, o monograma foi usado mais tarde por Santo Inácio de Loyola como um símbolo para a Ordem dos Jesuítas. "Crux commissa" ou "thau" ou "tau": a cruz em forma de T é mencionada no Antigo Testamento e é visto como um prenúncio da Cruz de Cristo.

Ezequiel 09:04: E o Senhor lhe disse: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca Thau as testas dos homens que suspiram, luto por todas as abominações que se cometem no meio dela.

O Thau de Ezequiel era em si um presságio pela imagem da serpente de bronze de Moisés que ele ergueu em um poste em Números 21: E o Senhor disse-lhe: Faça serpente de bronze, e configurá-lo para um sinal: aquele ser atingido [por parte dos "serpentes de fogo"]-de olhar para ela viverá. Assim Moisés fez uma serpente de bronze, e configurá-lo para um sinal: que quando os que foram mordidos olhado, eles foram curados.

Devido a estes versos, pelo menos, um dos antigos acreditavam que o Thau a ser a forma da cruz de Jesus. Tertuliano escreveu: "A letra grega ea nossa letra T Latina são a verdadeira forma de cruz, que, de acordo com o Profeta, será impresso em nossas testas na verdadeira Jerusalém." (Contra Marc., III, XXII) Se "Thau", foi a verdadeira forma da Cruz, a existência do titulus crucis (a placa que trazia a inscrição "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus") teria feito a Cruz, pelo menos, parece ser um "ponto crucial immissa "(veja abaixo), e lá teria de ter sido bastante do post sobre os braços na vertical sobre o qual para fixar-lo.

No entanto, se o "immissa" ou commissa "foi a verdadeira forma da Cruz, pelo menos o Thau retrata a Cruz de Cristo, simbolicamente, e São Francisco de Assis tomou o Thau como símbolo de sua Ordem Franciscana. "Crux immissa" ou "cruz latina": a forma mais comum da Cruz e acredita-se ser do estilo em que Jesus morreu.

Cruz bizantina:

utilizado principalmente pela Igreja Católica Oriental e Igrejas Ortodoxas Orientais.

A segunda barra transversal na parte superior é para a inscrição INRI, a parte inferior da barra transversal é Seu apoio para os pés.

Eslava Cruz:

mais utilizada pelos orientais católicos e ortodoxos russos, esta cruz é a cruz bizantina com apoio para os pés em uma diagonal. Esta inclinação é dizer que representam uma das poucas coisas: apoio para os pés arrancados solto da de Cristo, contorcendo-se em sofrimento físico intenso; lado inferior representa "para baixo", o destino dos pecadores, enquanto o lado elevada representa o céu; parte inferior representa o mau ladrão (conhecido por nós como Gestas através do apócrifo "Atos de Pilatos" ("Evangelho de Nicodemos"), enquanto do lado elevado ao mesmo Cristo representa o ladrão que estaria com Ele no Paraíso (São Dimas) ; o "X" a forma de "inclinado" para pés contra o poste simboliza a cruz em que Santo André foi crucificado. Cruz grega: uma representação muito comum artística da Cruz.

Cruzes, como este eo Tau eram muito populares porque eram facilmente disfarçada, uma característica importante para os cristãos perseguidos.

Cruz de Jerusalém:

também chamado de "cruzados" Cross ", é composta por cinco cruzes gregas que são ditas para simbolizar a) as 5 Chagas de Cristo, e / ou b) a quatro Evangelhos e os quatro cantos da terra (os quatro pequenas cruzes) e Cristo (o grande Cruz). Esta cruz era um símbolo comum usada durante as guerras contra a agressão islâmica. (Ver estilizada versão menos à direita)

Cruz de Malta:

associado com os Cavaleiros de São João (também conhecido como o "Hospitalários de S. João de Jerusalém" ou simplesmente "Cavaleiros de Malta"), Cruz de 8 pontos, este disse para simbolizar a oito bem-aventuranças e os "bem-aventuranças associados obrigações.

A Ordem de São João correu albergues e hospitais para os peregrinos cristãos a Jerusalém, mas finalmente teve que lutar durante as guerras de agressão islâmica. Diz-se que a Cruz de Malta é um símbolo dentro de um símbolo na medida em que é feita das letras iniciais das palavras gregas para "Jesus Cristo, Deus Filho, Salvador" ("Iesous Christos Theou huios Soter"), que faz o acróstico para a palavra "peixe" (ver "peixe" acima).

Quando estas cartas - ICQUS - (Iota, Chi Theta, Upsilon, Sigma) são empilhados em cima uns dos outros e os seus "fins" fechado, eles formam uma Cruz de Malta. Baptismal Cruz: consiste na cruz grega, com a letra grega "X", a primeira inicial do título de "Cristo", esta cruz é um símbolo da regeneração, portanto, sua associação com o Baptismo Graduada Cruz:

esta Cruz, também conhecida como a "Cruz do Calvário", tem três etapas que representam as três virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade.

's Cross Evangelista:

os 4 passos no fundo do stand Cruz por Mateus, Marcos, Lucas e João. "Crux decussata" ("cross decussated") ou "St. Andrew's Cross", chamado "decussated" porque parece que o numeral romano "10" (decussis), é também chamado de St. Andrew's Cross St. Andrew, porque era suposto ter sido crucificado em uma cruz dessa forma.

Celtic Cross (Cruz de Iona "):

cruzes de pedra desta forma pontilham a paisagem da Irlanda e da Escócia, e são associados com a evangelização destas terras.

's Cross:

Santa Brígida Santa Brigid Cruz, uma fora de moda de junco, e ela estava perto de morrer de Chieftan uma cama. Ele perguntou a ela sobre o que estava fazendo e para explicar, ela contou a história de Cristo, quando então os Chieftan convertidos. Católicos - especialmente os católicos irlandeses - Cruzes forma como estes sobre a Festa de Santa Brígida (01 de fevereiro).

Peter's Cross:

porque, quando Pedro estava a ser martirizado que ele escolheu para ser crucificado de cabeça para baixo por respeito a Cristo, o upside-down Latina Cruz tornou-se seu símbolo e, portanto, um símbolo do papado. , Esta cruz foi co-optado Infelizmente por satanistas, cujo objectivo de "inverter" o cristianismo (por exemplo, em sua Black "massas") é expresso ao tomar a cruz latina de Cristo e invertendo-lo.

Em diversos sites anti-católicos protestantes, eu vi as imagens do Santo Padre em pé na frente do Peter's Cross com legendas como "O Papa adora Satanás !!!!!!!" Seria engraçado se não fosse tão triste e ignorante.

Papal Cruz:

as três barras transversais representam Papa tríplice papel da América como Bispo de Roma, Patriarca do Ocidente, e sucessor de Pedro, chefe dos Apóstolos

Lorena Cruz:

usado por arcebispos e patriarcas. Também conhecida como a "Cruz de Caravaca" por causa de um milagre, envolvendo uma Patriarca's Cross, que teve lugar em Caravaca, na Espanha. Veja a página de crucifixos para mais informações.

Ponto 5 Star:

a Estrela de Belém; das Chagas de Cristo 5. Este símbolo invertido, de modo que um único ponto está no fundo e dois pontos estão no topo, é um símbolo satânico, indicando uma cabeça de cabra.

Tocha da Verdade:

Símbolo da Ordem Dominicana, muitas vezes mostrado sendo realizadas na boca de uma a preto e branco cachorrinho. Origina-se em um sonho St. Dominic's mãe teve quando estava grávida com o Santo:

ela sonhou com o seu filho como um cão preto e branco pouco iluminando o mundo, carregando uma tocha em sua boca. A Ordem Dominicana, São Domingos fundou é conhecida como a "Ordem dos Pregadores," as cores de seu hábito são branco e preto.

 

A Simbologia dos Números

1 Unidade indivisível de Deus

2 as duas naturezas de Cristo, ambos do Divino e do material

3 Três Pessoas da Santíssima Trindade, os três Reis Magos e seus presentes

4 Evangelistas e os seus evangelhos, os elementos, humores e do mundo material; Norte, Sul, Leste e Oeste, as quatro estações

5 cinco chagas, os sentidos

6 os dias da criação, a criação caída; imperfeição

7 aliança, juramento; perfeição, o dia que Deus descansou (o sábado é o sinal da Aliança com Adão), as sete cores do arco-íris (sinal da aliança feita com Noé), os sete sacramentos (o sinal da aliança feita com a Igreja ); os Dons do Espírito Santo, as virtudes e vícios

8 o mundo visível, feita em sete dias, com o reino invisível da seguinte graça, regeneração

9 imperfeição do homem, os coros dos Anjos

10 os mandamentos, as pragas do Egito

12 as tribos de Israel, os Apóstolos, os signos do Zodíaco, as horas do dia e as horas da noite, a penetração da matéria com o espírito (3 X 4)

13 traição; Judas 33 o número de anos da vida humana de Jesus

40 testes e provações, o ano do dilúvio, os anos de peregrinação no deserto, em Êxodo, os dias de Moisés no Monte. Sinai; do dia de Cristo no deserto

666 o número da Besta. (Também 616 em alguns manuscritos mais tarde, uma série rejeitada por São Irenaeas como um erro de escriba).

1000 Novo Milênio - A Era da Igreja