O QUE É BATISMO NO ESPIRITO?

Criar uma Loja Virtual Grátis
O QUE É BATISMO NO ESPIRITO?

ZSDSER

Pergunta:

O que é Batismo no Espírito? Como podemos ser batizados?

Resposta:

É um novo envio do Espírito Santo, uma nova efusão, um novo modo do Espírito Santo de Deus residir na alma.

Não é um novo sacramento, mas significa uma verdadeira mudança na relação pessoal do indivíduo com o Espírito Santo que o habita. Isso implica um “conhecimento mais íntimo e mais vivenciado de Deus presente na alma, um conhecimento que explode num amor mais ardente”.

O apóstolo Paulo diz aos efésios, não em tom de convite, mas de ordem: “Enchei-vos do Espírito”. Para ele, nenhum cristão neste mundo consegue realmente viver uma vida autêntica de fé sem essa importante condição.

Os pentecostais e carismáticos usam o termo “Batismo no Espírito Santo” ao se referirem àqueles que passaram por essa experiência a que se refere Paulo. No entanto, há um só batismo, no qual todos nos tornamos morada permanente do Espírito Santo. Não há outros batismos com o Espírito Santo, uma vez que ele já habita em nós desde quando abraçamos a fé e recebemos o batismo sacramental. No entanto, o que Paulo quer dizer com as palavras de Efésios 5, 18, é que é possível continuar, pela vida afora, recebendo uma nova visita do Espírito de Deus todos os dias.

Não é verdade que toda experiência pentecostal ou carismática é sempre acompanhada de sensações e explosão de dons como aconteceu em Jerusalém com os apóstolos. Nem sempre sairemos do nosso cenáculo “embriagados” pela presença do Espírito de Deus como eles (At 2,13).

Da mesma forma, conhece-se a pessoa guiada pelo Espírito pelas palavras que pronuncia, pelas atitudes exteriores, enfim, pelo seu modo de vida. Como receber a experiência da efusão do Espírito Santo?

Em primeiro lugar, crendo, de todo o coração, na “Promessa”. Em At 2, 39 registra-se uma solene promessa de Deus pela boca de Pedro no dia de Pentecostes:

“A promessa é para vós, para os vossos filhos e para TODOS os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus”. Para ter acesso a essa experiência - e para isso não importa se já a teve anteriormente, ela pode ser repetida sempre - a primeira coisa a fazer é pedir a Deus que se cumpra sua promessa, é dizer-lhe que não estamos pedindo nada de novo.

Só esperamos que cumpra o que prometeu, e quando pedimos, ele escuta e executa aquilo que ele mesmo propôs. Em segundo lugar, para que alguém receba uma nova efusão, é preciso que haja uma verdadeira entrega do coração, da mente e da própria vida. Essa entrega ou total submissão ao Poder do Espírito Santo sobre nós deve ser renovada constantemente, para que gravemos, de uma vez por todas, em nosso inconsciente, que somos criaturas de Deus, e que não pertencemos a nós mesmos.

Assim, não usarei nunca mais minha boca para falar de ninguém a não ser para proclamar as maravilhas do Senhor. Minha mente será tão sua que nenhum pensamento estranho terá permissão de penetrar nela. Minha vontade estará tão de acordo com a sua, que meu único desejo será realizar os seus desejos.

É dessa forma que estaremos fazendo o que S. Paulo recomendou aos romanos: “Exorto-vos, portanto, a que ofereçais vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus” (12,1). Isso significa entrega total, incluindo nossas habilidades naturais, nossas posses, nossa vontade, nossa família, futuro; enfim, de hoje em diante, nada mais nos pertence.

Tudo estará ao serviço dele. Resumindo, poderíamos dizer que, para alguém experimentar a nova efusão do Espírito Santo, é preciso: fé nas promessas de Deus, a busca dessas promessas através da oração e a completa entrega de nossos sentimentos para que o Espírito Santo mude nossos sentimentos em seus sentimentos.

O livro "O Batismo no Espírito Santo" de Salvador Carrillo Alday, MSp.S. (Comunidade Emanuel, ed. Louva a Deus, Rio de Janeiro, 1991) diz: "Pois bem, o que se pretende na Renovação Carismática, é rogar a Jesus que novamente realize em nós o mesmo que fez em seus Apóstolos e com os mesmos fins, isto é, que derrame em nós o Dom do Espírito Santo, Força de Deus, para sermos suas testemunhas em todas as partes, até os confins da Terra (...) Então, em que consiste o "Batismo no Espírito Santo" dentro da Renovação Carismática?

O Batismo no Espírito Santo consiste na oração que uma comunidade cristã eleva a Jesus glorificado para que derrame seu Espírito de maneira nova e em maior abundância sobre a pessoa que ardentemente o pede e por quem se ora. Esta oração se faz, de ordinário, mediante a imposição das mãos.”

Fonte:

www.filhosdedeus.hpg.ig.com.br/rcc/perguntas05.htm

www.montfort.org.br/perguntas

www.clinicadeoracao.org.br ; www.misericordia.com.br