A IGREJA É UMA

Criar uma Loja Virtual Grátis
A IGREJA É UMA

ZUMA

:: Igreja é uma ::


D o m J o s é F r e i r e F a l c ã o


A Igreja é uma. É uma porque sua fonte, seu modelo supremo e princípio é a unidade de um só Deus na Trindade de Pessoas, Pai e Filho no Espírito Santo. É uma porque tem por Fundador Jesus Cristo, o qual com sua morte na cruz "reconciliou todos os homens com Deus, restabelecendo a união de todos em um só Povo, um só Corpo" (GS, 78,3), como ensina o II Concílio do Vaticano. É uma por sua alma: o Espírito Santo.

É ele o princípio de unidade da Igreja. Ele realiza a comunhão dos fiéis e os une intimamente em Cristo. É uma, mas apresenta grande diversidade, proveniente da variedade dos dons de Deus e da multiplicidade das pessoas que os recebem. No único Povo de Deus, há a diversidade dos povos, das culturas. Mesmo entre os membros da Igreja uns são diversos dos outros pelos dons, os encargos, as condições e os modos de vida. Há também Igrejas particulares com suas próprias tradições.

Mas, a diversidade não se opõe à unidade da Igreja. O dom da unidade, contudo, é sempre ameaçado pelo pecado e por suas conseqüências.

A unidade da Igreja é assegurada; - pela profissão de uma única fé recebida dos Apóstolos; - pela celebração comum do culto divino, sobretudo, dos sacramentos; - pela sucessão apostólica. Ela mantém a unidade da família de Deus. Pois, pelo sacramento da ordem a missão dos apóstolos passa para seus sucessores.

Ensina o Concílio que "esta Igreja, constituída e organizada neste mundo como uma sociedade, subsiste na Igreja Católica governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele" (LG,8). Porque somente por meio da Igreja Católica se alcançam plenamente os meios de salvação.

E "cremos, nós católicos, que o Senhor confiou todos os bens da nova Aliança somente ao Colégio Apostólico, do qual Pedro é o Chefe, a fim de constituir na terra um só Corpo de Cristo".