CANCIONEIROS POPULARES

CANCIONEIROS POPULARES

CAncio

Cancioneiros

"Uma das manifestações populares que melhor traduzem o registo de costumes, tradições e alegrias de uma população, é, sem dúvida, o cancioneiro. Fortemente ameaçada pelos tempos modernos, os cantares do povo têm vindo a diluir-se e a perder a sua autenticidade. Muito se cantou e encantou nos portais das casas rústicas, nas eiras, a caminho das romarias, na monda dos trigais e na apanha da azeitona. Um leque tão diversificado de melodias que, de acordo com as recolhas feitas pelo ilustre conterrâneo Dr. Jaime Lopes Dias, podemos agrupá-las em 4 grupos: no primeiro, descantes, o que é cantado em coro acompanhado por instrumentos típicos da região (o adufe, os ferrinhos, zamburras, etc...).

No segundo, Jogos de roda e modas de bailar, danças de grupos à semelhança do nosso folclore. No terceiro: canções de romaria ou referentes a ciclos tradicionais de culto, algumas dedicadas a Santos e à Virgem, por vezes misturando-se o religioso com o profano. Por último: um conjunto de canções que não se enquadram em qualquer dos três tipos anteriores, como é o caso das canções alusivas ao trabalho, as janeiras, as alvíssaras, etc." (1) "Recolha de canções ou composições líricas de vários autores ou, ainda, de cantigas populares. São normalmente designadas por cancioneiro as colectâneas de cantigas dos poetas medievais (séculos XII-XVI), como as da Ajuda, da Biblioteca Nacional e o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende.

Entre os cancioneiros portugueses, contam-se o Cancioneiro Popular Português, de M. Giacometti, e várias recolhas de Leite de Vasconcelos e Teófilo Braga, entre outros."

Fonte: Enciclopédia Universal Multimédia da Texto Editora (1997)