VALORES FAMILIARES

Criar um Site Grátis Fantástico
VALORES FAMILIARES

http://3.bp.blogspot.com/_telj8uTXmmo/TFQdj5SNU1I/AAAAAAAAAI8/30FDPQfnANM/s1600/vida_familiar.jpg

Valores familiares

Os pais são um dos exemplos mais importantes para os jovens em crescimento. Eles possuem um influência enorme sobre seus filhos. Os filhos crescem fazendo o que seus pais fazem – ao invés do que eles dizem.

Se não dermos um bom exemplo, não podemos esperar padrões altos de nossos filhos. Uma palavra poderosa Alguns de nós podemos nunca ter ouvido nossos pais pedir desculpas quando estávamos crescendo. Entretanto, os pais são humanos também. Eles não estão sempre certos. Às vezes, dizer “desculpe” pode ser a palavra mais forte e poderosa.

PONTO DE AÇÃO

Aprenda a pedir desculpa a qualquer um – seja criança, pai, sócio ou colega – sempre que precisar. Aprenda a expressar seus sentimentos Trabalhei com um mecânico. Ele costumava dizer “Se uma coisa não funciona, eu bato nela. Isto não funciona tão bem com meus filhos ou minha mulher. Eu não sei como explicar o que estou sentindo.” Se nós, como adultos, não soubermos como expressar o que estamos sentindo, nossos filhos também não aprenderão.

Os sentimentos de desapontamento, tristeza, frustração e dor podem ser todos trancados dentro da gente. Eles só são expressos através de ataques de raiva.

As pessoas pre-cisam de expressar o que estão sentindo antes que estes sentimentos irrompam e magoem alguém.

PONTO DE AÇÃO

Diga a alguém sincera e abertamente como você se sente – sem magoar ninguém. Fale sobre a relação mais importante para você. Seja honesto consigo mesmo. Os sentimentos não podem magoá-lo, mas tentar ignorá-los pode. Valorize as lembranças especiais As lembranças são importantes, sejam elas felizes ou tristes. É bom sermos lembrados delas. Com as crianças menores, ajude-as a fazer uma caixa de tesouros. Encontre um recipiente especial ou faça um com elas e pense sobre um lugar especial para guardá-lo.

Ajude a criança a usar a sua caixa de tesouros para guardar pequenos objetos que tragam lembranças especiais de diferentes eventos. Se um dos pais estiver morrendo, esta é uma atividade para ser feita entre os dois e que ajudará a criança a se lembrar dele. Esteja disponível As pessoas estão sempre ocupadas. Os pais estão ocupados. As mães estão ocupadas. Os filhos estão ocupados. Todos nós estamos ocupados, mas, se não acharmos tempo uns para os outros, as coisas podem se interpor entre nós. As boas relações raramente acontecem simplesmente. Você precisa de achar tempo para que elas se desenvolvam.

PONTO DE AÇÃO

As nossas escolhas refletem as nossas prioridades. Assegure-se de que os membros da sua família achem tempo para discutir os problemas e as preocupações. Compartilhar as refeições juntos é um ponto de partida fácil. Divirtam-se e descontraiam-se juntos Nunca há tempo suficiente na vida. Entretanto, é importante reservar um período de tempo sem pressa para a família.

Se possível, sugira um dia por semana em que todos os membros da família (ou da família extensa) possam passar uma hora juntos – ou mais, se possível. Deixe cada membro da família, um de cada vez, decidir como passar este período de tempo.

Numa semana, uma criança pode escolher um jogo, a mãe pode decidir fazerem biscoitos juntos, a avó pode escolher uma caminhada, e todos tomam parte nesta atividade. O toque que cura Às vezes, um abraço carinhoso pode fazer parar a dor e ajudar a curar. Entretanto, em algumas famílias, as pessoas simplesmente não expressam seus sentimentos através do toque. As crianças crescem achando que não é certo abraçar. Porém, nós nunca deixamos de sentir a necessidade de sermos abraçados.

PONTO DE AÇÃO

Abrace as pessoas que você ama – mas somente se elas quiserem! Ambos se sentirão melhor com isto.

O que ajuda a manter uma família estável?

Reflita sobre estas palavras e o que elas significam para você…

segurança

amor

incentivo

compreensão

justiça

paciência

bondade

comunicação 

graça

Que palavras você acrescentaria a esta lista?