MODISMO

Criar uma Loja Virtual Grátis
MODISMO

http://3.bp.blogspot.com/-oDq1XE3Mojo/UGsCmEutXMI/AAAAAAAADKo/pqvkVsrl9uw/s1600/Falc%25C3%25A3o+Brega.jpg

Falemos sobre MODISMO mas não o entendamos como sinônimo de comportamento novo.

O ser humano sempre foi movido por reforçadores positivos. Ao longo da existência, este sempre esteve envolvido em episódios que marcaram suas épocas de maneira catártica (a catarse refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional intensa).

Um grande exemplo é a antiga Roma, na Idade Media; as BATALHAS DE ARENA. Eram vários dias de preparativos, onde as pessoas se reuniam sedentas por batalhas que inevitavelmente terminavam em mortes. A multidão vibrava e todos esperavam os domingos para assistirem o sangue jorrar, fosse de animais ou de pessoas.

Se fizermos uma busca na linha do tempo, vamos encontrar em todos os séculos e em todas as décadas, movimentos marcantes da cultura.

Vide Bossa Nova, Jovem Guarda, Iê Iê Iê e Tropicália, entre outros.

Cada época tem seu diferencial mas o objetivo é o mesmo: a busca de reforçadores. O que tem acontecido atualmente como se fosse um movimento novo, é na realidade, aperfeiçoamento tecnológico. A velocidade como os fatos se mostram, aliados à liberdade e oportunidade de expressão, tem permitido ao jovem e a criança maior acessibilidade as ofertas existentes.

As coisas vão mudando à medida que os estímulos vão crescendo; a sedução aumenta à medida que as informações e os acessos também crescem.

Bom, mas você pode questionar sobre produtos e não movimento; voltando à linha do tempo: é a questão do prazer imediato que vai mudando de sentido.

O que é reforçador para uma cultura, pra outra já perde o sentido. Conforme aumenta a possibilidade de acesso, aumenta o desejo. E é claro, o poder de sedução de marketing das empresas, traduzido pelo o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produtos ou serviços do mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio). se encarrega da satisfação deste prazer imediato.

Atitudes dos pais:

Os pais de hoje, agem sob efeito de dois movimentos; o da culpa e o da repressão sofrida pela sua geração.

A culpa surge por não saberem gerenciar trabalho e companhia genuína.

E a repressão, por quererem que os filhos tenham o que não tiveram.