MISSÃO DO FILHO

Criar um Site Grátis Fantástico
MISSÃO DO FILHO

zpor mim

:: Missão do Filho ::

D o m J o s é F r e i r e F a l c ã o

Os Evangelhos pouco nos falam da vida de Jesus em Nazaré. E o que nos dizem sobre sua vida pública foi para "credes que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome" (Jo 20,31), como diz São João.

Tudo na vida de Jesus - seus gestos, suas palavras, seus milagres - são sinal do mistério de sua filiação divina e de sua vida redentora. Por is-so, para compreender quem é Jesus não basta saber o que os Evangelhos dizem sobre sua vida terrena, mas é preciso ter fé. É preciso crer que Jesus é o Filho de Deus.

Como ensina o Catecismo da Igreja Católica: "A vida toda de Cristo é a Revelação do Pai: suas palavras e seus atos, seus silêncios e seus sofri-mentos, sua maneira de ser e de seu falar" (516). Ele mesmo disse: "Quem me vê, vê o Pai" (Jo 14,9).

E o Pai disse sobre Jesus: "Este é o meu Filho, o Eleito; ouvi-o" (Lc 9,36). E porque o Verbo se fez carne para cumprir a vontade do Pai, toda a vida de Jesus, nos mínimos detalhes, manifesta "o amor de Deus por nós" (1 Jo 4,9), como afirma São João.

A vida toda de Jesus deve ser vista na perspectiva de sua missão: a salvação. Salvação que se deu pelo sangue derramado. Todos os fatos de sua vida apontam para sua missão redentora. Assim, a encarnação, quando assumiu a pobreza humana; sua submissão à vontade do Pai; a cruz; suas palavras; suas curas; seus exorcismos; sua Ressurreição. Tudo o que Ele disse e sofreu teve por finalidade restabelecer o ho-mem caído, o que ele havia perdido com a queda de Adão.

Jesus não viveu para si, mas para nós, para nossa salvação. Por nós, morreu e ressuscitou. E ainda agora é "nosso advogado junto do Pai" (1 Jo 2,1), como fala São João. É Ele também nosso modelo, por ser "o homem perfeito" (GS,38). Devemos, por isso, ser seus discípulos. Segui-lo. Segui-lo em sua humilha-ção e rebaixamento por nós; em sua vida de oração; em sua pobreza; em seu sofrimento.

Como diz o Catecismo da Igreja Católica: "Tudo o que Cristo viveu foi para que pudéssemos vivê-lo nele e para que Ele o vivesse em nós". "Somos chamados a ser uma só coisa com Ele". Nossa missão na terra é o de dar testemunho de Jesus não só por pa-lavras, mas por nossa vida.

Se o fizermos, seremos luz para os outros e fermento profundo de renovação da terra.