VÓS VALEIS MAIS QUE MUITOS PARDAIS...

Criar uma Loja Virtual Grátis
VÓS VALEIS MAIS QUE MUITOS PARDAIS...

PARDA

:: Vós valeis mais do que muitos pardais... ::


               D o m J o s é F r e i r e F a l c ã o



Deus criou o mundo visível com toda a sua beleza, sua riqueza, sua variedade e sua ordem. A Escritura nos diz simbolicamente que ele foi criado em seis dias. O Livro Sagrado, no entanto, não é um manual científico. Ele nos quer transmitir somente as verdades reveladas necessárias para nossa salvação. Verdades que revelam "a natureza profunda da criação, seu valor e sua finalidade, que é a glória de Deus" (LG,36), como nos ensina um texto do II Concílio do Vaticano. Ensina-nos, primeiro, que tudo o que existe, deve sua existência a Deus.

O mundo foi tirado do nada pela Palavra de Deus. É a partir deste acontecimento primordial que surgiram todos os seres existentes no Universo. Ensina-nos, em segundo lugar, que cada criatura tem sua bondade e perfeição próprias. Deus "viu que isto era bom", diz o Livro Sagrado, ao criar cada uma das obras nos seis dias. Cada criatura reflete, a seu modo, um pouco da sabedoria e da bondade infinitas de Deus. Por isso, o homem deve respeitar a bondade de cada criatura e não usá-la de modo desordenado, para não acarretar conseqüências desastrosas para o homem e seu meio ambiente.

Em terceiro lugar, ele nos ensina que há uma interdependência entre as criaturas, queridas por Deus. Umas dependem das outras. Umas completam as outras. Umas estão ao serviço das outras. Há uma solidariedade entre todas as criaturas. Em quarto lugar, o Livro Sagrado nos diz que o Universo é belo.

A diversidade dos seres e suas relações mútuas dão ao mundo ordem e harmonia, traduzidas nas leis da natureza, as quais despertam a admiração dos sábios. Leis inscritas no coração da matéria pelo Criador. Leis que devem ser respeitadas pelo homem.

Esta beleza da criação reflete a beleza infinita do Criador. Em quinto lugar, há uma hierarquia nas criaturas. Nos seis dias da criação, Deus foi criando do menos perfeito ao mais perfeito. Enfim, ensina-nos o Livro Sagrado que no ápice da obra da criação está o homem. Diz Jesus: "Vós valeis mais do que muitos pardais" (Lc 12,7). "Um homem vale muito mais que uma ovelha" (Mt 12,12). No sétimo dia, no sábado, Deus concluiu sua obra e descansou, diz o Livro Sagrado. Para nós, cristãos, nasceu um novo dia, o oitavo dia: o dia da ressurreição de Cristo. Dia que inicia a nova criação em Cristo, cujo esplendor ultrapassa a primeira criação.

Vamos concluir com as palavras iniciais do cântico das criaturas de São Francisco de Assis: "Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas".