FAMILIAS NO CAMINHO DA FÉ

FAMILIAS NO CAMINHO DA FÉ

  P DEUS                                 

                                    AFETIVIDADE FAMILIAR

                 A segurança dos filhos está toda nos pais; a criança ou adolescente depende do pai e da mãe para tudo; logo, quando ela percebe que os seus pais não se entendem, que brigam, se ofendem mutuamente, ela perde toda a segurança e passa a ser vítima de algo muito perigoso para a vida futura: a insegurança e o medo.

Uma das maneiras de melhorar a vida conjugal, às vezes um tanto enferrujada pela maresia das preocupações e dos trabalhos, é o casal se retirar, mesmo que seja dentro de casa, para conversar um pouco sobre os momentos felizes que já passaram juntos. É preciso de vez em quando recuperar o belo do amor do casal; aquelas coisas fundamentais que os uniram um dia.

Comece a perguntar ao outro: Lembra-se do dia do nosso casamento?

Você estava tão nervoso que não conseguiu pôr a aliança no dedo!... Lembra-se de quando nasceu o gabriel? Nossa, quase não deu tempo de chegar à maternidade! Lembra-se quando nós alugamos nossa primeira casinha; tão apertadinha...mas tinha muito calor! Lembre-se que nos compramos aquel primeiro fusquinha?Lembra-se quando compramos nossa casa? Lembra das crianças subindo no pe de inga?E aquela vez que nos criamos aqueles frangos em casa?O Davi chorava e o Lucas ria na hora de mata-los.

Lembra-se daquele passeio que voce estava gravida do Andre? Lembra-se...lembra-se...lembra-se... Repita isto muitas vezes e vocês vao re-oxigenar o casamento e as alegrias.Recuperem o belo do seu amor. Provoque esta conversa tambem quando estiverem com os filhos,fazendo-os lembrar dos momentos felizes que passaram juantos.

Peguem os albuns de fotografias.Gastem tempo;o final de semana e pra isto!O casamento e a familia precisam ser cultivados assim como uma planta que precisa de sol,adubo e agua. Muitas vezes sera necessario voltar a fonte pura do amor do casal para beber agua pura.

VALORIZE,ACREDITE,ELOGIE,COMPREENDA SEUS FILHOS

O pai inteligente sabe valorizar o seu filho,sabe elogiá-lo na hora certa e sabe compreende-lo nas situaçoes dificeis.Quando respeitado,estimado,ojovem progride e amadurece.Um bom elogio na hora certa,mesmo por uma pequena conquista,eleva a criança e o jovem,fazendo com que eles queiram. Quem de nos não gosta de um agrado?Quem de nos não gosta de ver reconhecido seus trabalhos? Mesmos os jovens mais “dificeis” trazen bondade no coraçao.

Todo jovem e bom;o seu mau procedimento vem de suas iseguranças,frustaçoes e carencias de amor e de educaçao.Entao,mesmo que o seu filho esteja “dando problemas”,nao desista dele,nao o despreze e nem desanime.Regue todos os dias esta planta,com o orvalho do amor e da confiança. E preciso notar e encorajar as qualidades dos filhos e não ficar saliento os seus defeitos.Os erros devem ser corrigidos,com carinho,respeito,sem recalaca-los na alma do filho. Mostre a ele,claramente,que voce esta ao seu lado,olhe-o nos olhos.Nos e que pertencemos a nossos filhos,nao eles a nos.

O filho precisa sentir o amor dos pais especialmente nos momentos de angustia,duvidas,medo e insegurança. Omundo hoje e complicado,rude e competitivo.Muda todo dia.Quem sabe ele esta precisando de voce,esperando apenas um toque seu.Cmame-o para um passeio,uma caminhada,puxe uma conversa;abra as portas do coraçao pra ele falar. Tanto quanto nos,os jovens são atraidos por um sorriso;a alegria e o bom humor atraem os meninos com mel.Sempre gostei de dar boas gargalhadas com os nossos filhos;e ainda hoje gostamos de contar boas piadas sadias.

Mas e preciso ser coerente com os filhos;nao temos o direito de exigir deles atitudes que não temos.Quem não e serio não pode exigir seriedade.Quem não respeita,nao pode exigir respeito.O nosso filho ve tudo isso muito bem,talvez porque nos conheça mais do que nos a ele.E não fale de qualquer jeito com o seu filho;pois um sabio ditado diz que “quem diz o que não deve,ouve o que não quer”.

E se um dia voce errar com o seu filho,nao tenha medo de lhe pedir perdao,logo;isto não vai diminuir-lo diante dele,e nem mesmo roubar a sua autoridade de pai;ao contrario isto fara o teu filho ama-lo ainda mais.

Ele sabera reconhecer a grandeza da tua alma por causa da tua humildade.