FORTALEZA

FORTALEZA

FORT

Fortaleza,

A virtude da fortaleza é conhecida também como a virtude da “coragem” que em alemão se lê “Tapfer”, que significa; firmeza, pesado, militante, audaz, efusivo.

A fortaleza é a virtude moral que dá segurança nas dificuldades, firmeza e constância na procura do bem, e pode nos tornar capazes de vencer todo o medo, inclusivo o medo da morte. Cat 1808 A pessoa corajosa é aquela que assume a si mesma e que persegui de modo conseqüente aquilo que reconhecemos como certo. Quem é corajoso não muda de opinião em função dos seus conflitos.

Quem é corajoso não se deixa derrubar facilmente, ele está enraizado e transmite estabilidade. Eu gosto muito de uma definição que Dom Serafim, Bispo Emérito do Santuário de Fátima em Portugal, que por muitas vezes eu o escutei ele explicar o significado da palavra coragem. Segundo ele, a palavra “coragem”, vem da junção das duas palavras; (coração+agir) que unidas significa coração que age, ou agir com o coração.

Eu achei lindo e profundo esta explicação e nunca mais esqueci, pois não se trata apenas de uma coragem externa, superficial, mas representa uma coragem que vem de dentro do coração e que é capaz de enfrentar qualquer medo ou desafio.

A pessoa corajosa dispõe de uma fortaleza comparada a de um grande exercito. Quem era Davi diante daquele enorme Golias, ele era apenas uma criança, mas dispunha de uma coragem equivalente a de um guerreiro e assim ele venceu o terrível Golias pela sua audácia.

Audácia tem a ver com o saber e sabedoria. A pessoa corajosa não entra simplesmente em uma briga, primeiramente, ela torna-se ciente e sábia naquele momento, refletindo quais são de fato as suas condições, os seus limites, e só então decide avançar na luta munida de uma coragem que não está pautada na força física e nem mesmo nas armas, mas sim da força interior, a força do coração.

A pessoa sabia não é guiada por princípios abstratos e superficiais, e sim pelo seu coração. Coragem também tem a ver com “resistir”, e daí vinha à motivação do Bispo de Fátima, pois sempre que ele nos via desesperados ou desmotivados diante dos grandes desafios que vivemos por lá nos inícios da missão Canção Nova em Portugal, Dom Serafim vinha como um pai nos recordar a virtude da coragem dizendo; “tenham coragem”, muito similar a uma frase bem conhecida do nosso querido fundador Monsenhor Jonas Abib, que por muitas vezes nos chacoalhava em suas pregações nos dizendo; “tenham coragem meus filhos!”. Diante da dor e dos sofrimentos da vida, podemos agir com coragem. Diante das tribulações e da morte podemos dizer, “coragem”, pois “no mundo teremos tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo” João 16,33

Lembre-se que a fortaleza ou a coragem, é uma virtude que recebemos de Deus como graça e fonte de força para a nossa alma, mas é também uma atitude que conquistamos a medida que trabalhamos na construção da imagem que Deus escolheu para nós.

Deus abençoe você